sexta-feira, 29 de abril de 2022

COMPRAS DA SEMANA - LIDL

 Há muito tempo que não faço um post sobre compras de supermercado.

Hoje resolvi matar as saudades e até seria engraçado vermos a diferença com as compras de há uns anos.

Fiz as compras no Lidl, como é comum, e aproveitei alguns cupões que tinha na app Lidl Plus, e também algumas promoções na loja.

Aos poucos tenho vindo a mudar a minha forma de fazer compras, ou melhor, a voltar a hábitos mais antigos.

Durante uns anos críticos a nível financeiro, tinha muita atenção às promoções. Depois perdi esse hábito, comprava o que era necessário, independentemente de estar ou não com desconto. Sempre fui cuidadosa a ver os preços, a comparar, mas nos últimos anos relaxei um pouco nesse sentido.

Agora opto por ver os folhetos antes de fazer a lista, e planeio tudo consoante o que é mais vantajoso. 

Se há uns tempos eu achava que não compensava fazer stock, hoje tenho uma opinião muito diferente. Principalmente agora no período que atravessamos em que os preços aumentam todas as semanas. Mesmo que seja um stock pequeno e que nos permita fazer uma pequena poupança no supermercado, acho sempre vantajoso. 

A nossa casa é pequena, não temos espaço para grandes stocks, mas aos poucos tenho conseguido organizar o espaço de forma a permitir ter alguns excedentes. Até comecei a fazer uma pequena "despensa de emergência". 

Sendo assim as compras de hoje serviram para comprar produtos que nos faziam falta no imediato, mas também para comprar uma ou outra coisa com algum desconto, e que possamos consumir daqui a algumas semanas. 

Vou explicar por alto as minhas opções, em termos de poupança, depois deixo o talão com os valores e os descontos.


- Pão, baguete, carcaças e bijous - Habitualmente comprávamos o pão na mercearia ao lado de casa. Mas o pão começou a desagradar-nos e só têm o pão de que gostamos uma vez por semana. Apesar de encomendarmos, às vezes esquecem-se ou vendem-no a outra pessoa. No último feriado, não nos avisaram de que não haveria pão. Gostamos das carcaças, mas só são boas no próprio dia (e de manhã) no dia seguinte eu já não as aprecio, ficam muito secas... Acontece muito misturarem carcaças do dia com carcaças da véspera no mesmo saco, portanto acabamos por comprar só em último recurso. Além disso, são caras, cada carcaça custa 25 cêntimos. Posto isto, vou ao lidl, tenho muito por onde escolher, os valores são ótimos, temos a lista de ingredientes de cada pão, portanto ficamos muito mais satisfeitos por menos dinheiro. Compro uma quantidade maior e congelo. Na noite anterior retiro do congelador e de manhã temos pão fresco.

- 4 kg de arroz - Arroz é coisa que se come muito cá por casa, e não somos de grandes experiências, portanto o arroz carolino é o mais consumido. Cada pacote tem 2kg e custou pouco mais de 1,50 €, o que é um bom preço. Nos próximos 2 meses não comprarei arroz, a não ser que haja uma boa razão ou promoção. 

- Atum Ramirez - o atum também não pode faltar cá em casa, mas acho um produto caro. Portanto aproveito sempre as promoções. Gosto muito do atum em azeite do Lidl, mas este estava 10 cêntimos mais barato e é dos favoritos do meu marido. 

- Tentáculos de pota 1kg- Também havia polvo em promoção, mas sou sincera, eu não consigo distinguir um do outro. Ambos sabem-me bem, e já que esta embalagem compensava muito em relação à de polvo, foi a escolhida para vir comigo. Gostamos muito de polvo à Lagareiro (e agora com batatinhas novas da horta dos meus pais, ui ui...) mas vamos comer pota à Lagareiro que também é muito bom!

- Mariscada 1kg - Costumo comprar umas embalagens pequenas por 3 ,49€, salvo erro. Esta é muito maior e foi 2€ mais cara, portanto compensava bastante. Gosto de ter este tipo de mariscada para juntar à massa de peixe, ou ao arroz de tamboril ou de bacalhau. É uma forma de tornar o prato mais interessante sem grande esforço ou custo.

- Pescada para cozer - É algo que também não pode faltar cá em casa. Todos gostamos de pescada cozida com legumes e esta semana estava em promoção. Comprei 6 postas (dará para 2 refeições de nós os 3) e não comprei mais porque estava muito escolhido, as opções já eram poucas.

- Coxas de frango - Não é algo que costume comprar. Habitualmente compro o frango inteiro ou peitos para fazer bifes. Mas estava com redução de preço e é daquelas coisas que se tivermos em casa, fazemos algo saboroso, portanto aproveitei.

- Miolo de camarão - Outro produto que temos sempre em casa. Também costumo usar na massa de peixe, ou noutros oratos de peixe, mas também gostamos de fazer salteados com cogumelos, molho de soja e esparguete. É daquelas refeições rápidas, práticas e saborosas. Estava em promoção, portanto trouxe 2 embalagens. 

- Feijão frade e grão - Também compro sempre. Hoje fiquei na dúvida se estavam em promoção, tenho ideia de já ter comprado mais caro (estavam a 0,55€). Não comprei mais porque o carrinho estava cheio e fiquei na dúvida se valeria ou não a pena. 

- Bolachas - Gosto de ter sempre bolachas em casa. O Gonçalo já comeu mais, mas compro sempre um pacote daquelas com recheio de chocolate (que são as favoritas dele e que custavam 0,99€, passaram para 1,15€ e agora custam 1,39€... isto num espaço de 2 meses). Terei de estar atenta a promoções destas bolachas. As morenazos estavam a 0,55€, por isso comprei dois pacotes. 

- Cápsulas de café para máquina Dolce Gusto - De marca branca, estas são as que gostamos mais (ou as do pacote dourado). Preferimos as originais da Dolce Gusto, mas opto por estas pela relação qualidade/preço ser,  geralmente, muito melhor (apesar de também estarem mais caras do que há umas semanas...).

- Guardanapos folha dupla e rolos de cozinha - Mais uma vez são os que gosto mais, em termos de marcas brancas. Hoje não estavam em promoção, mas é comum haver promoções. Os guardanapos já aumentaram o preço 0,20€, portanto mesmo que não precise (como hoje) compro, pois o mais certo é voltarem a aumentar. 

- Caju cru - É sem dúvida o meu fruto seco favorito. Comprei duas embalagens por estarem em promoção.

- Queijo fatiado - Neste momento não comemos muito queijo, mas gosto sempre de ter em casa. Ainda tinhamos uma embalagem, mas como tinha um cupão e o prazo permitia, comprei outra. 

- Natas - É algo que só compro quando tenciono fazer algum prato. Não  consumimos muito, apesar de eu gostar bastante. Como tinha um cupão, comprei duas embalagens. É daquelas coisas que não faz mal ter em casa.

Tudo o resto, comprei porque precisávamos, independentemente do preço. No entanto, a maioria das compras estava em promoção ou eu tinha um cupão na aplicação. 

Acho que fiz boas compras. Temos proteína para várias refeições, fruta, snacks, pãozinho.





Amanhã tenciono ir ao Continente aproveitar 2 cupões vantajosos. Depois partilho o que comprei.

Gostavam de mais posts deste género? Comentem meninas. Sem os vossos comentários, fico sem saber se estão a gostar ou não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário