sábado, 6 de agosto de 2022

AGOSTO - MÊS DE ORGANIZAÇÃO E AUTOCUIDADO

 Agosto (apesar de ser o meu mês e do blogue) é um mês muito estranho para mim. Tenho pouco trabalho, mas já não estou de férias. Está calor, mas já não tenho grande vontade para praia. Já penso muito em Setembro, no mês dos regressos e das rotinas.

Como tenho tempo livre e quero aproveita-lo bem, decidi que este ano ia aproveitar agosto para a organização da casa (e da minha cabeça) e para o autocuidado. 

Há dias li um texto que fez muito sentido. Deixo-vos um trecho:

"O mês de agosto tem muito a ensinar. Porque agosto é o mês jardineiro, é dentro dele, berço de inverno, que as sementes dormem. (...) É tempo de cultivar sentimentos e virtudes como a confiança, a coragem e a esperança (...). Agosto é propício  ao desenvolvimento de um talento (...) e também de realizar uma atividade desejada. É tempo de investir em si e de fazer algo sonhado com o qual é possível e aumentar o poder pessoal. (...) propõe um mergulho interno para enxergar forças e tomar atitudes para se tornar uma pessoa melhor."

Sendo assim, o meu mês de agosto será para organizar, limpar e embelezar a casa. Além disso será também o mês de voltar a mim, de cuidar de mim, física, psicológica e espiritualmente. 

Dedicar-me a fazer coisas que gosto, que me fazem bem e que me iluminam, sabem? O yoga, a meditação, a leitura, a escrita (journaling), o macramé, são coisas que me trazem um grande bem-estar.




Primeiro de tudo, as rotinas têm de voltar à rotina, desculpem a redundância. As noites têm de ser mais organizadas para as manhãs serem mais produtivas.

Andamos a deitar-nos tarde e a levantar cedo, o Gonçalo chama-me imensas vezes durante a noite, passo metade da noite na sua cama, que digamos, não me proporciona o maior descanso. 

Portanto, começar a deitar mais cedo para de manhã ter energia e para começar o dia com o tal autocuidado que procuro. Por exemplo começar logo por praticar yoga. Costumo praticar à tarde, mas quero mesmo fazê-lo de manhã. 

O objetivo é fazer logo de manhã algo bom para mim, como meditar, escrever, ler ou yogar. Sei que me vai custar sair da cama, mas depois fico tão bem o resto do dia!

Agora imaginem este cenário, a casa organizada, limpa, bonita e cheirosa. Eu acordo depois de uma bela noite de sono (até comprámos um colchão novo, que só deve chegar no final do mês) e levanto-me. Bebo a minha água com limão (que me tem feito tão bem à pele), e vou para a sala. Acendo uma vela, medito um pouco e faço uma sequência de yoga. Temino com uma breve meditação, arrumo o tapete e vou tomar uma bela banhoca! Isto parece a descrição de um vídeo de "morning routine", daqueles que são todos iguais e perfeitos... 


Na parte da casa, já pintei e organizei a lavandaria, limpei e arrumei alguns móveis da cozinha e pintei o nosso quarto. 

Assim em cada semana trato de uma divisão de forma a chegar ao final de agosto com tudo em ordem.

Paralelamente vou lendo, meditanto, yogando. Sei que se agosto for um mês organizado e equilibrado, setembro também será e é isso que pretendo!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário