quinta-feira, 25 de agosto de 2022

CONSULTA GONÇALO - 5 ANOS

(Post escrito dia 18 de Agosto)

 Hoje foi dia de consulta de rotina,  do Gonçalo, na médica de família.

Depois de 3 anos, achei que fazia sentido ele ser visto pela médica de família. Nos 3 e 4 anos não fez consulta, porque segundo a administração do centro de saúde, se tinha pediatra não valia a pena subcarregar o centro. E como da nossa parte não havia problema em "sermos seguidos" só na pediatra, aceitamos a sugestão. 

Como aos 5 anos tem de levar vacinas, aproveitamos também para a consulta. 

A nossa médica está de baixa e fomos atendidos por outra médica, que eu nunca tinha visto. Logo quando me ligaram a dizer o dia da consulta, estranhei dizerem a hora e não o habitual "a consulta é por ordem de chegada", o que nos obrigava a ir cedo e a passar lá a manhã inteira.

O centro de saúde esteve sempre mal organizado, havia sempre muita gente à espera, e por muito que contratassem pessoal para trabalhar, nada fluia.

Agora não. Cheguei 10 minutos antes da hora, fizemos a primeira parte da consulta com a enfermeira, depois passamos para a doutora e 40 minutos depois estavamos a sair de lá. Pouca gente, muita fluidez e finalmente um centro de saúde bem organizado. 

Agora, como correu a consulta? 

Antes disso, deixem dizer-vos que o Gonçalo é uma criança sociável, porta-se bem, não preciso de grandes avisos ou ralhetes para que se comporte.

Hoje não!

Completamente tolinho, palhacinho...

- Sabes fazer desenhos, Gonçalo?

- Sei... (enquanto bisbilhotava o consultório)

- Então faz lá aqui um desenho. (Passando-lhe uma folha e um lápis)

O que acham que ele fez? Olhou e disse: 

- Eu não quéu desenhá (estamos com um problema com os r's de algumas, muitas, palavras).

- Mas vê lá se consegues fazer isto. (E desenhou um quadrado)

Ele volta e agarra no lápis como se nunca na vida tivesse agarrado num e feito desenhos, rabiscos, o que fosse. Eu comecei logo a ficar com um nervoso miudinho e a pensar: "é hoje, é hoje que o meu filho me vai envergonhar..." - Algum dia teria de ser, não é?

A enfermeira desistiu, deve mesmo ter achado que ele nunca tinha pegado num lápis, mas ainda disse:

- Que pena não quereres desenhar. O lápis é tão giro, do Batman.

E ele, que parecia não ter olhado para o raio do lápis responde com desdém... com desdém mesmo: "isso não é o Batman, é o Homem Aranha." (e era...)

Disse que só lavava os dentes à noite! E eu que tento não meter-me nestas conversas tive de intervir:

- O quê? Oh filho, então não lavas também de manhã? Hoje não lavaste antes de virmos?

- Ah sim, lavei.

Disse que gosta de sopa e de pizza, e que comeu donuts ao pequeno almoço. Tudo verdade, hoje não tive tempo de cortar os 500 tomates cherry que ele costuma comer de manhã e dei-lhe um belo donuts com um bongo. Ótima ideia! Mas ou era isso, ou um drama para não comer nada.

Soube dizer as cores, e eu senti uma vontade de me armar e dizer que ele também as sabe em inglês, mas depois pensei que poderia sair-me o tiro pela culatra e ele dizer tudo mal, ou pior, dizer que não sabia. Fiquei caladinha!

Também soube contar os dedos de uma mão. Sabe contar mais do que isso, mas por acaso quando é para contar os dedos, nunca acha piada. Por sorte, hoje achou!

Na segunda parte da consulta, já com a médica disse que o verde era amarelo, disse que não sabia saltar ao pé cochinho, mas lá saltou... a médica é brasileira e tem uma voz fininha, com máscara, não se percebia bem o que dizia. Eu passei a consulta a reperir-lhe as perguntas da doutora. 

Como podem ver, foi uma manhã muito divertida e produtiva. Daquelas em que eu pensei mesmo que só fui marcar o ponto. A médica não viu os dentes, mas perguntou-me se ele usou chupeta e até que idade, referindo que possivelmente teria de usar aparelho... não viu os ouvidos, nem lhe mediram a tensão... 

É por estas e por outras que temos pediatra. Além de achar a consulta mais completa, também sinto que há mais acompanhamento. Sempre que tenho dúvidas envio um e-mail para a pediatra e no mesmo dia tenho resposta. No centro de saúde, infelizmente, não há esta proximidade!

Agora vamos esperar pelo início do ano letivo (ele vai para a pré-escola) e depois faremos a consulta com a pediatra. Assim teremos novidades e há um espacinho entre as duas consultas, como eu gosto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário