quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O BOM E O MAU DO INÍCIO DO ANO LETIVO

 O Gonçalo iniciou o pré-escolar na semana passada. Na verdade teve a apresentação na outra semana, mas a sério começou no dia 19 de Setembro. 

E o que tenho eu a dizer deste início de ano letivo?

Primeiro as coisas más...

Ora bem, o meu rapaz, que come sozinho desde os 15 meses, lá de vez em quando pode precisar de uma ajudita para despachar algumas comidas que não lhe agradam, mas na maioria das vezes come sozinho, entrou na escolinha e já deixou de comer sopa sozinho...

E eu que passei estes anos todos a ouvir coisas do género "na escola ficam mais independentes", "na escola têm mais regras"... agora tenho de lhe dar sopa à boca! Lindo! E o mais giro, é que já confessou à minha sogra que ao almoço a Eduarda (educadora) também lhe dá a frutinha à boca! Ou seja, ao lanche, come a fruta sozinho, ao almoço já precisa de ajuda! Manhoso, 'né?

Numa conversa sobre o assunto de precisar de ajuda para a sopa, o pai perguntou-lhe:

- A sopa na escola é passada? 

- Não, tem legumes. 

- E que legumes são?

- Daqueles verdes, muito minúsculos.

Acredito que o facto da sopa não ser passada dificulte um pouco a rapidez a comer, já que em casa eu passo sempre a sopa! Sim, eu sei, não devia de passar, mas entre dramas para não comer, prefiro passar e ele come satisfeito e sozinho. Tudo o resto come sem ser passado, portanto nunca me pareceu que passar a sopa fosse um grande problema. 

Na escola, acredito que seja mesmo para os despachar, para evitar que fiquem a pastelar com a comida!

Outro ponto negativo, e o mais importante: foi uma semana para a escola e já está doente! Pois é, eu já esperava, mas não tão cedo! Há para lá uma virose e ele foi apanhado pelo caminho... portanto só volta para a semana!

Agora os pontos positivos, que felizmente são muitos!

• Vejo que fica bem. Que se sente à vontade tanto com a educadora e com a auxiliar, como com os colegas e no próprio espaço. 

• Traz sempre novidades. Não é muito de contar, temos de lhe perguntar, mas conta e eu acho delicioso!

• Está menos esquisito para comer. Fora a questão de precisar de ajuda na sopa, desde que começou a escolinha que come mais variedade. No geral ele sempre comeu bem, mas há alimentos que não quer provar. Agora está mais aberto a novas sugestões e não reclama que não gosta da comida.

• Come mais fruta e menos doces. Ultimamente andava muito guloso, por sua vontade só comia chocolatinhos e geladinhos. Agora endireitou-se. De manhã bebe leite, ou come tomate cherry e a meio da manhã come fruta, ou tomate cherry, e uma bolacha. Almoça, e pelos vistos come bem, e quando chega a casa lancha. Claro que as avós têm sempre um miminho, geralmente doce, mas em casa não me pede doces e pede muito mais fruta do que antes. Graças a Deus!

• Já aprendeu canções novas. Apesar de lhe pedir para cantar, ele não canta. Mas no meio das brincadeiras, quando anda distraído, anda a cantar. Na sexta passada andava a cantar alguma coisa sobre folhas no chão e folhas que voam. Como começou o Outono, devem ter aprendido nesse dia.

• Tenho adorado a nova rotina. A preparação do lanchinho para ele levar, que é sempre fruta e uma bolacha (foi a sugestão da educadora e parece-me muito bem), escolher com ele o que quer levar, saber como correu o dia, o que foi o almoço (apesar de eu saber, gosto sempre de perguntar).

Apesar de ter sido apenas uma semana, já que nesta ficou em casa, acho que está a correr muito bem. No último dia, por acaso chorou. Não queria ficar. Mas isso também acontecia com as avós de vez em quando. E como não chorou no início, eu já esperava que acontecesse mais dia menos dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário