segunda-feira, 5 de junho de 2023

MUDANÇAS DE ROTINAS - COMPRAS

 Fazer compras pode ser algo muito chato e desmotivante. Eu gosto de fazer compras, mas convenhamos que ver os preços a subirem constantemente é desagradável. 

Vi-me obrigada mudar um pouco a minha rotina de compras, mesmo pela questão dos preços e dos aumentos sucessivos.

Se há uns meses eu adorava fazer compras no Lidl ou na Mercadona, agora evito muito lá ir, e quando vou é para comprar pouca coisa. 

Não sei dizer qual é o supermercado mais barato ou mais caro, e acho que isso é uma ilusão. Cada caso é um caso. Tenho uma amiga que me pergunta muito isso, se o x é mais barato que o y, etc... não sei, depende do que a pessoa compra, certo?

Neste momento, eu não vejo vantagem em fazer compras no Lidl, que era o meu favorito há uns meses. E tenho optado por fazer a maioria das compras no Auchan.

Tento ir sempre à segunda-feira e faço o pagamento com o cartão Oney, de modo a usufruir de 10% de desconto nas marcas do supermercado. Como gosto de muitos produtos deles, acho que é vantajoso. 

Tento ir apenas duas vezes a este supermercado, porque é muito grande e nunca consigo fazer lá compras rápidamente. Por isso prefiro ir menos vezes e trazer mais coisas. Há coisas que trago para o mês todo, produtos de higiene, papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos, areia de gato, comida de gato (se estiver em promoção), produtos de limpeza, manteigas, leite sem lactose, merecearias... fruta e carne, compro pouco. Gosto da charcutaria e compro a mais para congelar, mas não chega para o mês inteiro. Também compro bacalhau demolhado e congelado e outros peixes congelados (por exemplo cubos de tamboril, filetes de pescada, salmão... tudo marca auchan, porque é bom e ainda consigo os 10% de desconto).

No geral, acho que os produtos essenciais são mais em conta que nos outros supermercados (os produtos de marca branca), mas numa diferença de 2 ou 3 cêntimos, nada de mais.

Já noutro supermercado, também tenho aproveitado os cupões do Continente e acho que compensam. Só vou comprar coisas de que preciso e que por norma também estão em promoção. Por exemplo, no mês passado tinha 2 cupões de 5€ cada em compras de 20€ ou mais. Não é preciso muito para gastar 20€ no supermercado. Comprei comida para o Alf e mais qualquer coisa e fiquei com 5€ no cartão. Eram coisas que iria comprar de qualquer forma, com ou sem cupão. O continente costuma ter muitas promoções em detergentes de roupa e em produtos de cabelo, por isso também aproveito para comprar essas coisas quando compensa.

O dinheiro que vai ficando em cartão continente, é gasto maioritariamente em gasóleo, e nalguns presentes de Natal. 

Coloco sempre gasóleo na Galp, tenho sempre um talão ou 2 com 8 ou 10 cêntimos em cartão por litro. Vou sempre acumulando, e desconto nos presentes de natal e no depósito de gasóleo para as férias.  Eu sei que aquele dinheiro já foi gasto por mim, mas sabe bem encher o depósito e não pagar quase nada! 

Carne, compro maioritariamente no talho. E peixe, ou compro congelado ou o meu marido vai à praça (mercado). Não tenho jeito para comprar peixe fresco.

A fruta e legumes vou comprando no Aldi, às vezes no Lidl. Mas no verão tenho a sorte de trazer muita coisa da horta dos meus pais, o que facilita imenso.

O facto de fazer as compras maiores no auchan e depois ir só repondo, ajuda muito na questão do tempo. Na questão monetária, sinceramente acho que vai dar tudo ao mesmo. Mas como tempo é dinheiro, prefiro esta alternativa. 

E vocês,  como e onde preferem fazer as compras?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário