domingo, 18 de junho de 2023

MUDANÇAS DE ROTINAS - LAVANDARIA

 A roupa e tudo o que a roupa envolve, sempre foi das tarefas mais difíceis para mim. E porquê? Porque não tem fim, nunca tem fim. 

Ok, todas as tarefas domésticas são assim, mas a rotina de tratamento de roupa sempre ma pareceu a mais desafiadora.

Neste momento percebi que uma pequena alteração ia ajudar a agilizar as rotinas de lavandaria. 

Habitualmente eu lavava roupa quase diariamente. Por um lado para não acumular roupa, por outro lado porque achava que fazendo um pouco diariamente seria mais fácil. 

Mas a sensação de estar constantemente a lavar, estender, apanhar, dobrar, passar e arrumar roupa era grande e desgastante. 

Assim, optei por tratar do máximo de roupa possível em poucos dias.

Começo a lavar roupa à sexta-feira de manhã. Normalmente mudo a roupa das camas, portanto os primeiros a serem lavados são precisamente os lençóis. Depois são as toalhas, e dependendo do que houver para lavar, faz-se uma ou duas máquinas. 

Sábado faço uma máquina de roupa escura, onde se inclui a roupa do trabalho de toda a semana do meu marido e mais algumas peças. Faço outra máquina com roupa clara e no domingo lavo o que for preciso, se for preciso lavar alguma coisa.

Se houver algum dia da semana em que seja necessário lavar roupa, lavo, mas por norma este 3 dias são suficientes. 

E se houver uma ou outra coisinha que precise de ser passada só por água, habitualmente as minhas blusas, eu lavo à mão sem stresses (coloco de molho por um tempinho com detergente de roupa manual e Lixívia delicada, normalmente não é necessário esfregar, e depois coloco de molho com um nadinha de amaciador para cheirar bem, e está feito).

Como é que lavar várias máquinas em poucos dias facilitou?

À medida que vou apanhando a roupa, vou logo dobrando. Separo o que terei de passar e o resto vai sendo arrumado. 

Não passo a ferro lençóis, atoalhados, pijamas, roupa de estar em casa, roupa interior e a roupa do trabalho do meu marido... é tudo dobradinho e arrumadinho, à exceção da roupa que vai ser passada e fica apenas dobrada a aguardar.

Ao domingo à tarde, ou na manhã de segunda (depende do que tenho para fazer nos 2 dias) passo a roupa toda que tem de ser engomada e arrumada.

Fico com a roupa tratada para a semana, sem stresses, sem parecer que todos os dias faço o mesmo e com um montão de roupa para tratar. 

É super satisfatório! 

O problema é que esta rotina no inverno não funciona. Os dias são menores, mais húmidos, a roupa é mais grossa (ocupa mais espaço, logo são necessárias mais máquinas para lavar tudo), veste-se mais roupa, logo suja-se e lava-se mais e chove, às vezes chove durante semanas. Portanto neste caso lavo a roupa quando Deus quer e o cesto da roupa suja raramente fica totalmente vazio.

Aqui a solução passaria por ter uma máquina de secar, coisa que gostava muito, mas ainda não tenho. 

Agora vamos aos produtos que uso no momento. 

Visto que está tudo caríssimo, tenho experimentado vários detergentes de marca branca. Já usei Mercadona, Aldi e Lidl.

Da Mercadona experimentei o de sabão de Marselha em pó e gostei, tanto do resultado como do perfume, que era bastante suave. O líquido já achei que tem um perfume muito forte. A verdade é que não sou fã do perfume de sabão em geral, portanto mesmo que o detergente seja bom eu tenho alguma dificuldade em gostar do cheiro que fica na roupa. Além destes, experimentei o Azul, que não sei se se chama azul, mas penso que sim. Cheira bem mas não gostei dos resultados. Nódoas não tira nada (há sempre nódoas difíceis que requerem algum tratamento, mas acho que não tirou mesmo nenhuma). Também achei que a roupa não ficava bem lavada em geral. Tinha de usar o dobro do produto, e ficava com a sensação que a roupa ficava um pouco encardida.

Do Aldi experimentei um para roupa branca. Gostei, mas não achei nada de especial e pelo preço não achei que compensasse. 

Do Lidl também usei o de sabão de Marselha, porque é barato e lava bem. É o que a minha mãe usa e realmente acho-o bom. Mas o perfume enjoa-me, não consigo usá-lo durante muito tempo. Opto então pelo detergente liquido do Lidl para roupa de cor. Gosto do cheiro, do preço e do resultado. É o que estou a usar neste momento, mas quando o acabar tenho o detergente do stock que comprei em promoção há uns meses (110 doses de detergente Gama, por 9,99€ no continente). 

Amaciador, desde que experimentei da Mercadona, não comprei outro. Já experimentei vários, mas os favoritos são o Floral e o Dulzzia. Para a nossa roupa gosto do floral, para a roupa de cama e toalhas, gosto do Dulzzia. 

Em todas as lavagens uso uma tampinha de Lixívia delicada. Uso sempre de marca branca, não tenho preferência. De momento uso do Lidl. É um produto barato e acho que ajuda a roupa a ficar mais limpinha, e também gosto de usar para deixar os panos de cozinha de molho. 

Nos atoalhados gosto de usar uma tampa de Vinagre (qualquer um, de limpeza, de maçã, de vinho, do que houver em casa) com o amaciador. Deixa um cheirinho do amaciador, sem deixar a roupa mole por causa do mesmo. 

Para a roupa branca ou clara adoro usar o percarbonato da Mercadona. A roupa fica tão branquinha, até dá gosto ver tudo estendido ao sol. 

Uso apenas 2 programas de lavagem e são ambos ECO. Um é de 40° e o outro de 60°. Para a roupa branca/clara uso o de 60° e na restante o de 40°. Só uso outros programas muito pontualmente. 

Quanto ao engomar roupa. Tempos houve, que eu pouco ou nada passava roupa. Só mesmo quando estava muito amarrotada, e isso acontecia quando a roupa não era logo dobrada depois de apanhar. Era raro, portanto. 

Entretanto o Gonçalo entrou para a escola e eu comecei a tratar mais destes pormenores. E houve um dia, que apanhei a roupa, dobrei-a e arrumei-a de imediato. No dia que lhe vesti a roupa que não tinha sido engomada, já na escola, reparei que não estava lá muito bem. Notava-se pouco, mas não gostei e desde aí que passo tudo o que vestimos no dia-a-dia. 

Por norma levo entre 1 hora e 1h30m a passar tudo. Tendo em conta que é a roupa de 3 pessoas e que não volto a passar nada durante uma semana, acho que vale a pena o investimento.

É vocês, têm uma rotina de tratamento de roupa, ou fazem quando é possível? 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário