segunda-feira, 31 de julho de 2023

AGOSTO "DESEMPREGADA"

 Há 5 anos que não tenho o mês de agosto livre. 

Dou explicações e normalmente há sempre um/a ou outro pai/mãe que quer manter o/a filho/a na explicação durante as férias. Como os pais estão a trabalhar, saber que as crianças têm 2 ou 3 manhãs/tardes ocupadas a estudar um pouco deixa-os mais tranquilos.

Este ano isso não se verificou. Por um lado vejo que as pessoas começam a poupar nas explicações (a vida está cara e a "moda" de passarem os miúdos de ano sem saberem o mínimo também não ajuda), os miúdos também não têm muito interesse e uma coisa leva a outra.

Confesso que ter um mês sem trabalho já foi motivo de muita ansiedade noutros anos. Afinal, se não trabalho também não recebo mas as despesas mantêm-se. 

Mas este ano até fiquei aliviada quando percebi que tinha o mês todo de férias. 

Foi um ano muito exigente. A entrada do Gonçalo na escolinha trouxe-nos muitas semanas doente, foi muita preocupação com ele, e o próprio trabalho foi muito exigente. 

Foi o ano que tive menos miúdos desde que dou explicações a tempo inteiro, mas cada vez mais os miúdos são mais problemáticos.

Há miúdos com muitas dificuldades de aprendizagem, as greves sucessivas não ajudaram a manter uma rotina consistente, tive um menino com muitos (muitos mesmo) problemas de ansiedade e também tive uma menina muito problemática que me dava cabo do juízo, literalmente (Falta de interesse, falta de educação, desobediente... Esteve 6 anos comigo, mas acabou por sair para outra explicação.)

Estas situações todas juntas foram muito desgastantes e sinto que preciso mesmo de descansar a cabeça. 

Quanto ao rendimento, até podia arranjar um trabalho para este mês, nem que fosse a fazer limpezas numa empresa de uma conhecida, ou nas vindimas (como tantas vezes o fiz na minha época de estudante). Mas não quero. E isto pode parecer preguiça, egocentrismo, etc, mas a verdade é que passo a minha vida a poupar, a gerir bem o dinheiro, a evitar gastos superficiais, portanto consigo sobreviver este mês sem ordenado. Fome não vamos passar certamente. 

Sendo assim, vou passar agosto de papo para o ar, sem fazer nada.... kkkk... claro que não!

Há muito a fazer cá em casa, limpezas,  destralhes e reorganizações nunca faltam. E se for ver bem, 1 mês até é pouco, não me posso descuidar. 

As listas dos trabalhos estão feitas, que venha agosto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário