quinta-feira, 27 de julho de 2023

ESCOLA E DESENVOLVIMENTO - 7


(Post escrito dia 30 de junho de 2023)

Ontem foi o último dia de escolinha do Gonçalo.

Fui buscá-lo à escola e foi-me entregue todo o trabalho do ano letivo. Um dossier com micas, cada uma com 2 trabalhos, uma capa de elásticos com outros trabalhos soltos, e a caixa do material que sobreviveu.

Uns dias antes a educadora enviou-me mensagem para saber se o Gonçalo iria receber a faixa de finalista e se queria participar na festa do agrupamento, atuando para uma multidão. 

Eu disse que não. O Gonçalo fica nervoso com este tipo de espetáculo e sinceramente, por muito que ache que o melhor será ele não ir para o 1°ciclo no próximo ano letivo, sinto-me triste com tudo isto.

Quando cheguei a casa fui ver os trabalhos e fiquei ainda mais desgostosa. É certo que o Gonçalo faltou muito durante o ano letivo, principalmente no 1°período, mas achei pouquíssimo trabalho e muito fraquinho. Não vi variedade. Não vi colagens com vários materiais, papéis, tecidos, fitas, massas, não vi muitas pinturas (as aguarelas vieram praticamente novas), não vi uma única folha com grafismos, e não vi coisas que havia comentado com a educadora que ele fazia nas sessões com a terapeuta (sequências, por exemplo pintar circulos de azul, amarelo e vermelho e seguir essa regra) e que a educadora disse que também faziam isso na aula.

Vi muitos desenhos impressos pintados com lápis de cor, uns melhores do que outros, alguns desenhos livres e pouco mais... Fiquei mesmo desanimada. E por muito que goste da educadora, que a ache uma senhora muito querida, realmente não vi grande exigência. 

E há uma pergunta que me faço? Será que os trabalhos são todos fraquitos, ou foram os do Gonçalo? Será que houve trabalhos mais interessantes feitos pela turma mas ele não fez, ora por faltar, ora por dizer que não queria fazer? 

Neste momento sinto um misto de frustração e preocupação. 

Também recebi o relatório final da terapeuta, relativo a toda a avaliação. Há coisas que me preocupam muito... A terapeuta enviou também um plano estratégico para que o Gonçalo possa evoluir, onde vem descriminado o que é suposto ele conseguir fazer até entrar para o 1°ano.

E a lista é extensa. Duvido que haja muitas crianças a conseguirem fazer tudo quando entram no 1°ano, mas quanto mais fizerem, melhor. 

Já fiz um plano para iniciarmos nas férias. Eu terei trabalho alguns dias, mas tenho uma rotina pensada, de forma a conseguirmos fazer um pouco de tudo. 

Sei que a luta será brava, sei que haverá birras e muitas dificuldades, mas só peço a Deus forças e descernimento para conseguir dar conta do recado. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário