sexta-feira, 21 de julho de 2023

VERÃO SEM COMPRAS

 Este ano resolvi não fazer compras para o Verão. Compras para mim, entenda-se. Roupa, sapatos, acessórios... não comprei nada.

No ano passado e no anterior comprei algumas coisas e neste momento olho para o meu roupeiro e vejo que tem roupa suficiente para as minhas necessidades. 

É que isto de comprar só umas coisinhas torna-se viciante, e muitas vezes acaba-se a fazer más escolhas, comprar coisas desnecessárias, que não nos favorecem...

Por isso resolvi ficar-me pelo que tenho. Há coisas que possivelmente só terão este verão de vida, já não aguentam muito mais, mas a minha intenção é usar tudo o que tenho até não dar mais. Afinal só tenho um corpo...

Bem, mas para a coisa correr bem e eu não ter a sensação que ando mal-trapilho, há pormenores a ter em conta.

O segredo é ter tudo organizado, limpo e arrumado e fazer conjuntos diferentes. 

A minha roupa combina praticamente toda entre si. Pode haver uma ou outra coisa que não dá para misturar muito, mas no geral tudo combina entre si, tanto em cores como em estilo.

E isto é ótimo! 

É um alívio olhar para o roupeiro e não ter que fazer uma grande ginástica mental para decidir o que vestir. 

Tenho feito algumas junções diferentes do que era habitual. Por exemplo, tenho umas calças que comprei há 5 anos. Já tive para me desfazer delas, mas são muito frescas e confortáveis, portanto comecei a usá-las de forma diferente. Há dias vesti-as com um top de alças, da mesma cor, que tenho há 2 anos. Nunca os tinha misturado, mas gostei do conjunto. Além de fresco e confortável, achei bonito. É um conjunto básico para usar no dia-a-dia e que serve perfeitamente para um dia de muito calor.

Uns acessórios para complementar, umas sandálias confortáveis (escolhi de plataforma) um perfume fresquinho e uma maquilhagem básica, et voilá! Um conjunto novo!

E tenho feito este exercício com outras peças. 

Tenho uma saia comprida com 7 ou 8 anos,. Adoro-a, tanto pela cor, como pelo formato,  como pelo tecido fresquinho.

Mas há 7/8 anos eu tinha menos uns quilos. Ela continua a servir-me, mas já não cai da mesma forma. Então esteve uns anos fechada, pois achava que tinha de usá-la com o mesmo tipo de blusa (algo justo). Como não gostava de me ver ía adiando o uso.

Este ano resolvi vesti-la com uma blusa menos justa. Usei um colar com muitas cores e umas sapatilhas pintadas à mão, super giras e coloridas (oferta de uma explicanda). Não vos vou dizer que ameeei, mas gostei o suficiente para me sentir bem e gostei de sair um pouco da minha zona de conforto. 

Tenho um vestido que comprei há 2 anos na Shein. Foi das primeiras encomendas que fiz e na altura não tomava atenção ao tecido da roupa. Erro gravíssimo... Na foto parecia-me algo semelhante a algodão e a cor também me parecia diferente, uma espécie de cor de tijolo.

Afinal o vestido é um vermelho escuro e 100% poliéster.  O poliéster é um tecido sintético que aquece muito, apesar de parecer fresco, e que me faz transpirar muito. Depois fica com mau cheiro e não há desodorizante que ajude.

Além disto, é transparente. Portanto usei-o uma vez em 2 verões. Este ano resolvi dar-lhe uma segunda hipótese, e vesti-o várias no inicio da primavera. Comprei uma "combinação" algo que as nossas avós usavam precisamente por baixo de roupa transparente. É clarinha, sem costuras e assim não corro o risco de mostrar mais do que quero. Na primavera não tinha muito calor com ele e conseguia vesti-lo com um blusão de ganga e ténis, que lhe dava um ar diferente! A primeira vez que o vesti recebi vários elogios, e quem é que não gosta de elogios?

Algo que também acho que faz diferença no conjunto e na forma como me sinto é o cabelo. Ter o cabelo com corte, pintado e bonito faz-me sentir bem. As unhas bonitas, os pés arranjados (sem calosidades, hidratados e com unhas bem pintadas), a pele hidratada, uma maquilhagem leve e perfume são coisas que fazem a diferença. 

Entretanto fomos de férias e levei pouquíssima roupa, pois nos outros anos acabo por ir carregada e não usar tudo. Realmente é libertador termos roupa que nos deixa confortáveis e que combina entre si. Foi fácil conjugar tudo e não senti falta de nada. Aproveitei esta onda de simplicidade e nem maquilhagem usei. E olhem que sou fã de uma maquilhagem simples, mas nem isso.

Viva o Verão sem compras! (Mas para o ano é inevitável, vou ter de abrir os cordões à bolsa...)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário