quinta-feira, 10 de agosto de 2023

ESCOLA E DESENVOLVIMENTO - 9

 Com o Gonçalo de férias, e eu também, temos feito algum trabalho para ajudar no seu desenvolvimento. 

A terapeuta enviou-nos dicas para trabalharmos e recomendou-me comprar-lhe um livrinho de pré-escolar para fazermos nas férias. 

Livrinhos desses temos nós, acontece que ele não se entusiasma e eu também não. 

A maioria dos livros deste género traz, a meu ver, muita palha, muita coisa que não interessa. Muitas cores, muita informação. Além de achar desnecessário, para uma criança com dificuldades no foco, não é muito sedutor ter uma página cheeeia de coisas. Ele olha para aquilo e deve de pensar "txi, tanta coisa para fazer...".

Percebi que o caminho não seria por aí,  portanto comecei eu a fazer os exercícios que me pareceram adequados.

Tiro algumas ideias de fichas da net e reproduzo-as eu. Ele faz, gosta e não desperdiçamos papel com coisas que não nos interessam. 

Talvez façamos esses livrinhos depois, ou caso não aconteça, darei a alguém. 

Estes exercícios resumem-se a muitos grafismos, a ligar o número ao respetivo grupo, pintar sequências, copiar figuras, copiar letras e números (nestes ainda não insisto muito), a escrever o primeiro nome, a recortar, a pintar, a desenhar.








Treinamos a repetição de frases, para trabalharmos a memória e também temos de trabalhar (por acaso ainda não o fizemos) de treinar a sequência de episódios do dia-a-dia, por exemplo, ter imagens de uma atividade e ele ter de organizar a primeira, segunda, etc.

Depois fazemos alguns puzzles e legos (nãotantos como eu gostaria, mas lá chegaremos), reproduzimos algumas figuras com legos (a terapeuta deu-lhe um tpc assim uma vez e eu tirei mais figuras da net para reproduzir), treinamos conceitos de "antes e depois", "primeiro e último".

Com algumas brincadeiras treinamos conceitos de somar ou subtrair, por exemplo, na praia eu disse-lhe que íamos embora mas que podia dar 5 mergulhos. À medida que ía mergulhando íamos subtraindo os dedos, "já deste 2 mergulhos, quantos faltam?". Ele nem se apercebe que está a trabalhar enquanto brinca.

Também treinamos o som das letras, é algo que ele tem dificuldade. Por exemplo, "pai começa com que letra?". Ele não sabe responder (e ao mesmo tempo acho que isto é trabalho para o 1°ano, mas pronto...), então vamos fazendo esse jogo com marcas de carros, já que é um assunto que lhe interessa bastante. "Opel começa por qual letra?" 

Este assunto das letras não insisto muito, pois acho que tem tempo. Para já acho mais importante ele dominar o lápis, a tesoura, saber pintar (e gostar... ele não gosta nada...), alguns conceitos vamos aplicando no dia-a-dia, mas há coisas que acho que podem esperar. 

Esta semana vamos fazer análises e ficam os exames prescritos pela pediatra de desenvolvimento feitos. Depois é aguardar pelas suas orientações.

Espero que a seguir seja o diagnóstico! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário