quarta-feira, 4 de outubro de 2023

NOVAS ROTINAS DA CASA

 O mês de Outubro é dos meus favoritos. Associo-o sempre ao regresso às aulas, ao outono, às novas rotinas. Apesar de serem coisas que na verdade acontecem em Setembro, acho que em Outubro ficam mais intensas.

Para já, tenho duas manhãs livres, segundas e terças. Não tenciono preenchê-las por causa do Gonçalo, mas vamos ver como as coisas se desenvolvem.

Optei por fazer as compras da semana à segunda-feira. Apesar de ser um dia que em certos supermercados há falta de produtos, gosto de orientar logo tudo para o resto da semana. Quando tenho compras grandes para fazer, vou ao Auchan e aproveito os 10% de desconto do clube Auchan (consigo sempre descontos na ordem dos 10€, mais coisa menos coisa). Quando são poucas compras, vou variando de supermercado. 

Quando tenho descontos bons, vou ao continente, quando preciso de carne gosto do Mercadona, às vezes vou ao lidl, depende muito do que pretendo comprar.

Esta semana escolhi o Mercadona e trouxe alguma carne que nos dará para várias refeições. Até para mais de uma semana, penso eu.

A terça-feira fica destinada para limpar e organizar alguma coisa em casa. 

Tenho optado por dedicar a manhã a limpar e organizar profundamente alguma coisa. Está semana escolhi a casa-de-banho. 

Foi aquela limpeza física que limpa até a alma. Joguei fora produtos fora de prazo, coisas que já não usávamos, coisas estragadas, limpei todos os cantinhos e reorganizei as gavetas e armário. 

Na semana passada dediquei este tempo à marquise/lavandaria. Estava bastante desorganizada, já andava a stressar-me um bocadinho. Também joguei muita tralha fora (é impossível organizar tralha) e arrumei coisas do meu marido que ele teve preguiça de colocar no sítio (é algo frequente e que ele tem de melhorar) e andavam ali a empatar. Depois foi arrumar cada coisa no seu lugar e limpar tudo.

O resto da casa vou mantendo durante a semana. Comigo não funciona limpar tudo num dia, porque à medida que os dias vão passando vai-se instalando um certo caos, que me stressa bastante. 

Assim prefiro este sistema de dedicar algum tempo a uma divisão, ou até a uma parte de uma divisão, limpar profundamente e da restante casa ir tratando durante a semana. 

Ontem ainda consegui aspirar a casa toda e lavar o chão. Só esta tarefa dá-me uma grande sensação de limpeza e organização. 

Hoje, trabalhei 2 horas de manhã e quando regressei a casa fiz as camas, estendi roupa que tinha deixado a lavar antes de levar o Gonçalo à escola, varri a cozinha, casa-de-banho e corredor (são zonas que têm sempre pêlos de gato e cabelos meus), arrumei as mantas e almofadas do sofá, apanhei meia dúzia de legos do chão, arrumei a louça do jantar, coloquei a mesa para o almoço e preparei o almoço. O resto estava em ordem, e com alguns minutos despachei tudo.

Logo à noite, depois do jantar lavo a loiça, fogão, limpo mesa, cadeiras e bancada e o meu marido trata do chão e do lixo. Se houver roupa para lavar (como se fosse possível não haver...) coloco-a já na máquina com detergente e deixo tudo pronto para amanhã ser só ligá-la e deixá-la fazer o seu trabalho. 

Praticamente todos os dias eu passo uma toalhita desinfectante na casa-de-banho e também passo um paninho agarra pó (comprei um no mercadona muito bom) no nosso quarto. A casa-de-banho precisa sempre de uma limpeza minima, não é? E o nosso quarto, não sei como, mas acumula bastante pó. A mobília é preta, se eu não passar um pano pelo menos dia sim dia não, quando dou por isso, já tenho um centímetro de pó nos móveis.

Este cuidado pode parecer trabalhoso, mas não é.  É precisamente o que me ajuda a não chegar a um ponto de demasiada desordem ou sujidade. Assim a limpeza torna-se muito mais prática e rápida. 

Recapitulando:

- segunda: dia de compras,

- terça: limpeza profunda numa divisão ou parte da divisão, aspirar e lavar chão,

- domingo: engomar roupa,

Nos restantes dias vou tratando daquilo que vejo ser necessário. 

Um pouco todos os dias torna o processo mais leve, concordam?





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário