segunda-feira, 13 de novembro de 2023

ROTINA DOMÉSTICA MAIS LEVE

 Vamos lá falar mais um bocadinho sobre tarefas domésticas para não perdermos o ritmo! 

Esta coisa de andarmos sempre a limpar o mesmo pode ser stressante, é uma tarefa sem fim, limpamos aqui, sujamos ali, há sempre roupa para tratar, loiça para lavar, comida para fazer... e ainda bem que é assim, sinal de que temos um teto, roupa e cama, e comida na mesa.

Mas independentemente disso, esta rotina pode ser stressante.

No sábado, sai de casa cedo para ir com o Gonçalo fazer um electrocardiograma. E depois tínhamos a festa de S.Martinho na casa dos meus pais.

O meu marido também saiu para ir fazer umas compras, e a casa ficou simplesmente caótica.

Brinquedos (muitos) no chão da sala, roupa no alguidar à espera de ser dobrada, camas por fazer, louça suja, louça lavada à espera de ser arrumada...

Saí a pensar que não teria tempo de arrumar as coisas e que à noite quando regressassemos, teríamos vontade de fugir assim que entrassemos em casa.

Felizmente o exame foi super rápido, não houve atrasos, e meia hora depois estávamos novamente em casa e com um tempinho para organizar as coisas.

Apanhei os brinquedos da sala, e ajuda muito cada coisa ter o seu espaço. O Gonçalo tem os seus carrinhos divididos por categorias em caixas, portanto foi só colocar os Hot Weels na caixa correspondente, os tratores na outra caixa e levá-las para a prateleira no seu quarto. Depois coloquei a pista Hot Weels no sítio e a sala ficou logo arrumada. Foi só dobrar as mantinhas, dar umas palmadas nas almofadas, e acho que nem 10 minutos demorei.

Depois fui para a cozinha, arrumei a louça lavada, e lavei o que estava sujo. Limpei a mesa da cozinha, e pronto.

Fiz as camas, dobrei a roupa do alguidar e entretanto o meu marido já tinha varrido a cozinha, corredor, casa-de-banho e lavandaria (que sãosempre os espaços mais precisados). 

No máximo demorámos meia hora a fazer tudo, e fez uma grande diferença. 

Quando o tempo é pouco, é bom saber priorizar o que fazer. 

Começo sempre por:

- Arrumar brinquedos - se não forem arrumados vão fazendo criação, sabiam? A minha estratégia é ir arrumando com o Gonçalo o que ele já não está a usar. Facilita muito cada coisa ter o seu lugar. No entanto, apesar deste cuidado, uma casa com uma criança tem sempre brinquedos fora do sítio. Isso não me stressa, só me stressa se forem muitos. 

- Fazer camas - o quarto fica logo arrumado. 

- Arrumar roupa - é como os brinquedos, se não formos arrumando, ela faz criação e depressa temos um monte de roupa. 

- Ter a louça toda lavada, fogão, bancada, mesa e cadeiras limpos. 

- Ter o lavatório da casa-de-banho arrumado, limpo e seco.

- Chão limpo - o nosso chão é claro, qualquer cabelo ou migalha faz parecer o chão imundo. Varremos o chão várias vezes por dia e aspiramos tudo com frequência, porque se não o fizermos, parece que a casa está sempre suja.

Estas são sempre as prioridades, pois são as tarefas que fazem toda a diferença e regra geral demoram pouco tempo. Mas se não forem feitas, a casa parece um manicómio!

Por exemplo hoje. Fui levar o Gonçalo à escola, e depois fui ao supermercado. Saímos de casa à pressa, porque eu ainda tinha de parar para colocar gasóleo.

Não arrumei absolutamente nada antes de sair.

Quando regressei a casa com as compras, tive vontade de quê? De fugir, pois claro... era roupa, eram brinquedos, era pelo de Alf no sofá, eram camas por fazer, era o lavatório sujo de pasta de dentes do Gonçalo, era chão sujo... mais as compras para arrumar.  

Portanto lá fui eu priorizar: primeiro arrumei as compras, depois arrumei os brinquedos, a seguir varri o chão. Depois lavei a louça do pequeno almoço, arrumei a roupa que usámos e não estava suja, coloquei a roupa suja no cesto, fiz as camas, limpei o lavatório, arrumei o que estava fora do lugar, puz desinfetante na sanita e fui beber um café, porque também mereço. 

A casa ficou minimamente organizada e limpa, e amanhã terei de repetir a dose, claro.

Mas havia mais para fazer, o chão precisava de ser todo aspirado e lavado, os móveis do quarto do Gonçalo precisavam de ser limpos, e por aí. Como não dava para tudo, priorizei. Amanhã, terei mais tempo para limpar melhor e já irei dar atenção a outros pormenores! 

É uma rotina interminável, se não formos nós a colocar um travão damos em malucas!

Eu gosto de cuidar da minha casa e da minha família, mas tenho os meus limites porque ninguém morre se a casa não estiver sempre impecável!

Há que priorizar!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário