terça-feira, 19 de março de 2024

DESTRALHES DE PRIMAVERA

 Chega a melhor altura do ano para fazer destralhes. Abrimos as janelas, entra sol e ar fresco, e vamos colocando de lado aquilo que já não nos faz falta.

Ontem estive a escolher alguns livros e jogos do Gonçalo que estavam em bom estado, mas que já não eram adequados à sua idade e que por isso, por serem fáceis e demasiado "bebés" ele já não ligava.

De início ele não achou muita piada, mas depois percebeu a intenção. Expliquei-lhe que não faz sentido mantermos coisas que não usamos, pois ocupam espaço que faz falta para outras coisas e vão envelhecendo sem ninguém lhes dar uso. Além disso, são coisas que ainda podem ser usados por crianças mais novas. 

Assim, hoje de manhã levámos um saco cheio de livros e puzzles para a escola e a sua educadora ficou muito satisfeita com a oferta.

Entretanto, temos mais brinquedos para destralhar. Aqui tenho mais dificuldade, porque são sempre coisas que ele vai usando. Terei de perder um bocadinho a separar bem as coisas para não fazer asneira.

Brinquedos partidos, só têm um caminho, lixo. Nem vale a pena guardar porque a maioria nem dá para brincar e são um perigo. 

Agora com a mudança da estação também faço um bom destralhe na roupa. Na do Gonçalo é fácil. Se não serve e está em bom estado damos a alguém, se está em mau estado vai para o lixo. Se estiver bom para usar na próxima estação, guarda-se.

Na minha roupa e calçado, também vou fazer um destralhe. Tenho uma gaveta com roupa que supostamente ainda vou usar (de desporto), e nunca uso, portanto faz sentido passar à frente. Algumas coisas já nem me devem servir.

Também tenho ténis já velhos, sem solução, podem ir para o lixo, e de ceteza que há outras coisas que podem ser descartadas.

Na parte do meu marido, geralmente não me meto. Ele é que tem de decidir o que já não quer. Qual é o problema? Ele acha que ainda vai usar tudo. Portanto tomei uma decisão, que fica só aqui entre nós,  que ninguém nos ouve: vou tomar a liberdade de destralhar eu. Há coisas que ele já nem se lembra, estão só a ocupar espaço e a acumular pó, ninguém merece! Vou respirar fundo e tratar do assunto!

E acho que a casa está mesmo a precisar de um destralhe porque  não aguenta muito tempo arrumada. Arrumo-a e limpo-a num dia, dois dias depois parece que passou um furacão. Está difícil de manter as coisas em ordem e isso significa que há coisas a mais.

Não ha nada melhor que a sensação de renovação. Ter as coisas limpas e organizadas faz toda a diferença no dia-a-dia e no nosso bem estar, não acham?

Em termos espirituais, esta fase antes da Páscoa, também é uma boa altura para fazer limpezas, já que a Quaresma é tempo de reparação e limpeza. E aqui tanto se fala na limpeza física, como na limpeza espiritual. Eu gosto de fazer as duas, mas não consigo focar-me na limpeza espiritual sem primeiro fazer uma limpeza física! É muito importante para mim e faz muita diferença no meu bem estar. 

Portanto continuarei nos destralhes por mais uns dias!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário