sexta-feira, 12 de abril de 2024

PHDA E PEA - CARACTERÍSTICAS DE PEA DO GONÇALO

 Apesar de termos um relatório da Pediatra de Desenvolvimento a dizer que o Gonçalo tem Perturbação do Espectro do Autismo,  na consulta a Dra. disse-nos que ele tem características de personalidade da Perturbação do Espectro do Autismo. 

E qual é a diferença entre uma coisa e outra? 

As características de personalidade podem estar presentes apenas em certas situações e numa determinada fase da vida, podendo até desaparecerem na idade adulta.

Ou seja, só quem lida diariamente com o Gonçalo e tem algum conhecimento sobre o assunto é que percebe que há ali alguma coisa.

Segundo o que tenho lido, antigamente chamava-se Asperger, mas agora já não usam este termo. Confesso que não tenho a certeza se o que estou a dizer está correto, mas em termos técnicos nunca ninguém me falou de Asperger, à exceção da enfermeira do centro de saúde. E quando lhe disse que achava que já não usavam esse nome, ela ficou atrapalhada e disse que também achava que não. É algo que tenho de pesquisar melhor.

As características que nós observamos no Gonçalo são as seguintes:

- Prefere brincar sozinho do que com os colegas, e quando brinca, acaba por ser uma brincadeira rápida e perde a consistência. Depressa ele se afasta e fica a brincar sozinho.

- Olha nos olhos, mas de forma rápida à exceção da família. Daí não nos termos apercebido, pois connosco olha nos olhos de forma natural.

- Tem alguma rigidez cognitiva, ficando ansioso em mudanças de rotina, ou sempre que alguma coisa não corre como planeado. Por exemplo, se vamos à psicomitricidade num horário diferente do habitual, eu tenho de lhe explicar bem, e antecipadamente, as razões e como vai correr o dia. Normalmente, sempre qua há alguma alteração na rotina, mas nós preparámo-lo para isso, aceita bem, caso contrário fica muito agitado. 

Também verificamos rigidez cognitiva no que toca a comida. Quando gosta de um alimento, não se importa de comer muitas vezes. Por exemplo, agora quer levar nuggets e morangos para o lanche da escola. E não vale a pena eu inventar de mandar outro lanche, porque ele não vai comer e volta tudo para casa. 

Há uns tempos gostava de levar tomate cherry, queijinho da vaca que ri e bolachas, também teve uma fase de levar sandes mista e maçã. Mas são semanas seguidas com o mesmo lanche, é até se fartar e querer outra coisa. 

No entanto, acho que estas preferências não têm relação com a seletividade alimentar, também frequentemente no autismo. O Gonçalo tem uma alimentação variada, come todo o tipo de alimentos, tem as suas preferências como qualquer outra pessoa, simplesmente em certas rotinas, opta por comer igual todos os dias. Isto verifica-se praticamente só no lanche que leva para a escola, nas outras refeições come normalmente. 

- Tem alguma sensibilidade sensorial, que verificamos por exemplo no incómodo que certos sons lhe provocam. Fica muito incomodado com o choro de outras crianças, e já aconteceu na escola ter chorado e ficado bastante agitado por esse motivo.

Em casa, não gosta que o pai ressone. Parece engraçado, mas não é. Se por acaso o meu marido adormecer no sofá, nem precisa de ressonar, ele fica agitado porque acha que o pai vai ressonar e incomodá-lo. Já chegou a chorar por isso, e diz que tem medo que o pai ressone.

- Ecolalia, e esta é a mais óbvia e ao mesmo tempo estranha. Repete muito o que ouve. Chega a repetir um episódio inteiro de desenhos animados. As personagens falam e ele repete. Quando era pequenino, repetia muitas palavras, algumas mal ditas (lembro-me de ainda usar chupeta e estar a ver a Peppa. Ela disse algo do género "é o meu irmão, é o Jorge pequenino" e ele tira a chupeta da boca e diz " é o Jo... o Jo nimnim") mas hoje repete diálogos completos e chega a repetir canções. Eu acho que é preciso muita concentração para conseguir fazer isto, mas acredito que o cansaço seja grande. No entanto ele faz isto com grande naturalidade e despreocupação. Noto que tem fases de fazer muito mais do que noutras. Por acaso agora anda numa fase mais calma.

- Tem hiperfocos. Adora carros, conhece muitas marcas e fala muito sobre isso. Também se interessa por tratores e máquinas alfaias. Este interesse leva-o a saber os países de origem das marcas, as bandeiras dos países e outros pormenores interessantes. 

Gosta de apresentar carros na escolinha, à turma. Começou no ano passado e mantém-se agora com a nova educadora. Ela acha piada por ele saber tanta coisa e eu acho que é uma ótima forma dele treinar o discurso em público. Hoje em dia os miúdos começam a fazer apresentações na escola logo novinhos, e muitos sofrem com a dificuldade em falar em público. Assim, ele já vai com algum treino.

 Há uns tempos interessou-se por navios, principalmente por navios que afundaram. Foi na altura que o Titan impludiu e ele ouviu a notícia e fez bastantes perguntas.  Onde lhe explicámos que os senhores tinham ido numa espécie de submarino ver os restos do Titanic. Aí começou uma saga, viu dezenas de vídeos sobre o Titanic, depois começou a ver sobre outros navios, e sabia os nomes e outros pormenores. Falava imenso sobre o assunto, ao ponto de nós já deitarmos navios pelos olhos. 

De momento anda muito interessado em dinossauros e já sabe muito sobre o assunto. 

Quando se interessa por algo, chega a ser exaustivo, pois só fala nisso e por muitas voltas que a conversa dê, vai sempre dar aos mesmo. 

Normalmente, em conversas com outras pessoas, quando o assunto não lhe interessa, ou simplesmente ele não sabe o que dizer, é nestes temas que fala. Portanto, é frequente ter conversas do género "então Gonçalo, és de que clube?" "Sou do Benfica, o benfica é o maior!" " Ah é, e qual é o teu jogador favorito?" "Sabes, ontem vi um video de dois dinossauros a lutarem... um era o Triceratopos e o outro era o Anquilossauro... o Anquilossauro tem espinhos na carapaça para se defender dos seus inimigos..." e as pessoas ficam a olhar para ele, num misto de admiração porque sabe muito de um assunto específico, com estranhesa por ter mudado de assunto, ainda para mais um assunto sem relação nenhuma! E nós sorrimos e acenamos, como se costuma dizer!

De qualquer forma, apesar destas características todas, nestes últimos meses temos visto uma grande evolução no Gonçalo. Acho que tudo tem ajudado imenso, a psicomitricidade, a medicação, a nova educadora de infância, a própria maturidade que foi adquirindo, tudo tem contribuindo para evoluir, e eu dou Graças a Deus por isso!



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