terça-feira, 2 de abril de 2024

SOPA PARA DESINCHAR

 Há uns dois anos experimentei fazer uma sopinha para desinchar.

De vez em quando acontece a pessoa ficar inchada, e ter uma refeição mais leve ajuda.

A receita que vi na altura, tinha vários legumes, pouco azeite, pouco sal e podia ser o jantar durante uma semana.

Experimentei e gostei. Dei o meu toque, porque não devo nada a ninguém para comer comida sem sabor e acrescentei algumas coisas. Resulta muito bem, é uma sopa com bastante fibra, tem proteína, tem tudo o que precisamos, sacia, ajuda a regular o intestino... é uma maravilha.

Durante um tempo fazia sopa para uma semana de cada mês, mas depois desleixei-me. Agora, com a Páscoa e uns certos exageros, estava a sentir-me inchada e mais gordinha. Resolvi fazer a bela da sopinha para esta semana e tenciono repetir novamente na primeira semana de Maio, Junho, Julho...

Os ingredientes que usei são os seguintes:

- 1 peito de frango 

- meia beringela com casca,

- meia courgete com casca,

- 1 cenoura,

- meia couve coração,

- feijão verde (umas 10 vagens),

- canónigos (meio saco que tinha em casa)

- 1 cebola grande,

- 3 dentes de alho,

- 1 tomate,

- 1/4 pimento verde e 1/4 pimento vermelho (não cortei em cubos porque não como pimento, gosto só do sabor)

- 1 C. S. Polpa de tomate,

- alho em pó, cebola em pó, óregãos, paprika fumada, pimentão doce, açafrão, folhas de louro, pimenta, azeite e sal q.b.

Também fica muito bom se acrescentarmos coentros e/ou salsa, mas não coloquei pois não tinha.

Primeiro cortei o peito de frango em cubos pequenos e temperei com sumo de limão e todas as especiarias, deixei temperar durante 30 minutos. 

No tacho coloquei azeite, e os cubos com a cebola, o alho e um pouco de água quente para ir estufando. 

Quando o frango cozinhou, acrescentei água quente e os legumes, à exceção da couve e canonigos. Estes acrescentei uns minutos depois e deixei cozinhar tudo.

Os legumes estavam cortados aos cubos pequenos e a água fui acrescentando à medida que foi necessário. A sopa levou cerca de 1,7l.

Podemos passar tudo, mas eu prefiro, de longe, sem passar. O sabor fica muito diferente, muito melhor sem passar, além de que assim satisfaz mais.

Como um belo prato de sopa ao jantar, não tenciono passar fome de maneira nenhuma. O objetivo não é comer um segundo prato, mas se o jantar dos meus homens estiver com bom aspeto, dou umas garfadas.

Ao fim de uma semana, estamos mais leves. 

Isto até pode ser um incentivo para algo mais, para melhorarmos noutras questões da nossa saúde. 

Tenho aproveitado para beber mais água e  para comer menos doces e menos pão. O pão deixa-me super inchada, tenho de evitar comer diariamente e dos doces nem falo...

O que vos parece esta sopinha? 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário