sexta-feira, 16 de agosto de 2024

PHDA E PEA - O PODER DO BÁSICO BEM FEITO

 Com as férias escolares, noto que o Gonçalo perdeu bastante o ritmo de trabalho. 

Temos feito algumas fichas, exercícios soltos, e tem havido muita frustração pelo meio... minha e dele.

Dele, porque não lhe apetece trabalhar, minha porque quero que ele trabalhe, de preferência sem lamurias, o que não tem acontecido. 

O que me salva são os anos de experiência. Já dei explicação a muitos "Gonçalos", portanto já tenho muito jogo de cintura.

Depois, também tenho aprendido muito com a psicomotricidade. Vou vendo as estratégias da psicomotricista (costumo chamar terapeuta para facilitar) e vou também aplicando no nosso dia-a-dia. 

Mas tenho visto que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". O facto de trabalharmos, mesmo parecendo um trabalho inglório, vamos vendo os frutos. 

Na última sessão a terapeuta comentou isso. O facto de praticamente todos os dias o Gonçalo escrever o seu nome e a data, fê-lo melhorar bastante. Antes fazia as letras e os números um pouco grandes e agora já escreve com um tamanho adequado. 

Não foi preciso muito, foi apenas com a prática quase diária que esse pormenor melhorou. 

Lá está, o poder do básico bem feito! 

E depois é a força do hábito. O facto de trabalhar, mesmo sem vontade, mesmo a lamuriar-se, ele faz tudo o que mando. Se eu desistisse e deixasse para depois, o hábito perdia-se por completo e isso dificultaria o início do ano letivo. 

Mesmo tendo a psicomotricidade, e sabendo que lá ele trabalha melhor, não posso, de forma alguma, deixar tudo para lá, como se tudo dependesse daquelas sessões. 

A evolução seria muito mais lenta. 

Há dias que fazemos exercícios super fáceis, até ele refere que são "coisas de bebés". Mas nessas coisas de bebés ele continua a treinar muita coisa importante, a concentração, a motricidade fina, a paciência, aprende a lidar com a frustração... Tudo isso importa! Tudo isso faz diferença e vai influenciar no futuro! 

Por isso é que insisto tanto no "básico bem feito!" 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário