terça-feira, 1 de outubro de 2024

TRATAMENTO DE ROUPA - DETERGENTES

 Em tempos, não gostava de detergentes de marca branca. 

Em tempos, quase não usava amaciador.

Em tempos, só usava vinagre para amaciar a roupa.

Em tempos usei uma bola ecológica em substituição do detergente (e não resultou...).

Em tempos não me importava que a roupa ficasse sem perfume, ou com pouco perfume, depois de lavar.

Atualmente, uso detergentes de marca branca,  continuo a usar vinagre, mas gosto muito, e faço questão, de ter a roupa perfumada.

Continuo a ter atenção à quantidade de produto que uso, consoante o tipo de roupa e de sujidade que tem.

A minha máquina de roupa faz muita diferença relativamente às outras que tive antes. Neste momento acredito que ter uma máquina de qualidade faz diferença na lavagem da roupa e nos bons resultados, independentemente do detergente que se use.

Portanto, se antes optava por ter poucos produtos, hoje em dia prefiro ter vários que vou intercalando e usando segundo uma lógica inventada pela minha pessoa. 


Ora bem: 

Para lavar a roupa, estou a usar dois detergentes do Mercadona, que por sinal são dos mais baratos (3,30€) mas que cheiram muito bem e deixam a roupa lavadinha.

O Azul, uso com o amaciador Spa na nossa roupa (minha, Gonçalo e Bruno). 

A roupa está na gaveta, e quando a vestimos ainda cheira bem. Gosto muito da junção dos dois produtos.

O detergente de Colónia e o amaciador com o mesmo nome, são usados na roupa da casa. E porquê?

Primeiro, apesar de gostar do perfume, acho demasiado intenso para a roupa que vestimos. Enjoa-me um bocadinho. Os meus homens nunca se queixaram, mas como sou eu a tratar da roupa, também sou eu a decidir se os perfumes enjoam ou não.

No entanto, na roupa da casa,  principalmente lençóis e toalhas de banho, já gosto de ter um perfume mais ativo. E como no outono/inverno a roupa demora mais a secar e o risco de ficar sem perfume, ou até de ficar a cheirar menos bem, é grande, acho que ter produtos com um perfume mais forte, ajuda.

Há quem opte por perfumadores ou pérolas para ajudar nesta questão. Mas confesso que os que usei, não me convenceram.  Além disso, já uso tanto produto, que não vejo necessidade de usar mais estes.

Depois, ainda tenho um amaciador especial que normalmente só uso na minha roupa... sou fã dos amaciadores Vernel. Mas são caros. Ultimamente tenho comprado por 4€ em promoção, se o usar em todas as lavagens vai-se num instante. 

Além disso, acho que tem um perfume diferenciado. É mais subtil, mas suficientemente bom para se sentir. Portanto acabo por usar apenas na roupa que só precisa de uma lavagem rápida, que não está suja, mas também já não está limpa. E isso acontece praticamente só com a minha roupa! 

À parte de detergentes e amaciadores, há outros clássicos. 

Uso em todas as lavagens, uma tampinha (ou mais ou menos consoante a necessidade) de lixivia delicada. Acho que ajuda a deixar a roupa desencardida. Por norma uso de marca branca, não tenho preferência por nenhuma. 

Também uso em praticamente todas as lavagens bicarbonato de sódio e percarbonato. 

O bicarbonato uso na roupa que tem mau odor. Faz toda a diferença, costumo usar uma colher de sopa no tambor (a minha máquina é de 9 kg).

O percarbonato uso sempre na roupa clara, porque branqueia, mas se a roupa estiver muito suja, também uso na roupa de cor. Só é preciso atenção porque só deve de ser usado a altas temperaturas, nunca o uso a menos de 40°.

O vinagre de limpeza também é um clássico. Uso-o misturado com o amaciador, normalmente uma tampinha de amaciador e meia de vinagre.

Além de usar nas lavagens, também uso para limpar a máquina, tanto o vinagre de limpeza, como o bicarbonato de sódio. Fica impecável!

Não costumo ter problemas com nódoas. Na roupa do Gonçalo, por exemplo, tenho o cuidado de não colocar a roupa a lavar do avesso, para que os produtos façam o seu trabalho. 

Raramente tenho de ter algum cuidado antes de colocar a roupa a lavar, acredito que estes produtos ajudem muito a manter a roupa limpa. 

Quando há peças mais sujas (panos de cozinha, por exemplo), coloco de molho com água bem quente, detergente em pó para lavagem manual e um pouco de percarbonato. Normalmente é o suficiente para tirar as nódoas. 

Na imagem, podem ver também umas toalhitas anti transferência de cores, que uso sempre na roupa escura e de cor (as t-shirts do trabalho do meu marido deitam bastante cor), e também uma embalagem com saquetas anti-traça, com cheirinho a roupa lavada. Gosto muito de colocar estas saquetas nas gavetas, além de afastarem os bicharocos, ainda deixam as gavetas cheirosas. Também existem com perfume a alfazema, mas nunca experimentei. 

Gostam destes produtos? Qual é a vossa opinião em relação a estes detergentes do Mercadona, já experimentaram?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário