quarta-feira, 31 de julho de 2024

terça-feira, 30 de julho de 2024

DIVAGAÇÕES

 Não sei se isto é alguma moda a que várias das minhas amizades facebookianas aderiram, ou se é apenas uma grande coincidência...

Mas nos últimos dias, várias pessoas publicaram coisas deste género:

"Só procuro quem me procura, só ligo a quem me liga..."

"Deixei de convidar, deixei de ser convidado..."

"Se não te procuram é porque não sentem a tua falta..."

Mas isto numa escala imensa, o que me leva a perguntar: o que é que se passa? Isto é para quê, ou para quem?

Isto não é um pouco egocentrismo?

Assim de repente parece-me que é. A pessoa acha-se tão importante que só os outros é que têm obrigação de lhe dizer alguma coisa?

Uma coisa é nós dizermos e a pessoa não responde e também nunca diz nada. Isto é nitidamente desinteresse. Outra coisa é nós não dizermos mas acharmos que os outros têm de dizer... afff, sinceramente...

E pronto, já divaguei um bocadinho, vou ali fazer qualquer coisa produtiva! 🤣

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 28 de julho de 2024

PHDA E PEA - AS MINHAS DIFICULDADES COMO MÃE

 Por certo terei outras dificuldades como mãe de uma criança com PHDA e PEA, mas hoje partilho a mais óbvia.

Tenho muita dificuldade em perceber onde está a linha que separa as características destas duas perturbações e as características normais em qualquer criança sem nenhuma das duas. 

Há dias em que me pergunto se será exagero meu, ou se por outro lado não estou a desvalorizar coisas importantes no desenvolvimento do Gonçalo, tendo em conta a PHDA e a PEA. 

Há birras e teimosias normais em qualquer criança, e há crises e desrelugações comuns em crianças com PHDA e/ou PEA, e isto pode ser difícil de diferenciar.

Se eu, que sou a mãe, que estou minimamente informada, às vezes tenho dúvidas, imaginem quem está de fora. Quem não sabe nada sobre o assunto, quem acha que isto são modas e que umas bufetadas bem dadas resolveriam muito bem a situação, terá de certeza muita dificuldade em perceber a diferença entre uma birra e uma crise. 

O engraçado nisto tudo, é que vejo pessoas a não conseguirem educar os seus filhos, a não conseguirem incutir respeito, regras, maneiras, etc, mas que depois acham muito fácil opinar sobre estas questões. E que acham, apesar de não o dizerem, que eu estou a exagerar em determinadas coisas, por acharem que o Gonçalo não tem nada. 

Quando os caso são graves, quando vemos crianças ou jovens onde percebemos facilmente que existe qualquer coisa fora do normal, "é fácil " perceber. Na verdade ninguém sabe da luta dos pais, das dificuldades, de nada, a não ser eles, mas para nós que vemos de fora, percebemos que há cuidados a ter com aquela criança/jovem.

No entanto, não sendo um caso grave, o apontar de dedo já é muito fácil, muito natural. Afinal o mundo está cheio de pais perfeitos, que educam filhos perfeitos, portanto é fácil a crítica, o olhar de soslaio ou até a piadinha sobre a birra ou teimosia.

Pronto, e surge aqui outra das minhas dificuldades como mãe. O saber relevar estas situações. O calar, quando não quero calar, quando as minhas entranhas se revoltam e eu tenho de segurá-las lá no meu interior. 

No fundo eu sei que não vale a pena, há quem nunca vá entender, há quem tenha um grande dom para resolver os problemas dos outros, apesar de ter dificuldades em resolver os seus, portanto não sou eu que vou mudar isso. Nem tenho, nem quero fazê-lo... cada um com as suas lutas.

E é nisso que nestas situações em que tenho de decidir rápidamente se falo ou calo, que penso. A minha luta não é essa. 

Voltando às minhas lutas, muitas vezes sinto realmente essa dificuldade e tenho receio de errar no "tratamento", pois cada situação exige um tipo de resposta.

A diferença entre um birra e uma crise é a seguinte: as birras surgem quando as vontades não são feitas, por exemplo. Já uma crise surge quando existe sobrecarga sensorial.

No caso do Gonçalo, a diferença comportamental nas duas situações é muito ténue, daí a minha dificuldade em distinguir. 

Ele não se atira ao chão, ou desata a chorar numa birra. E também não o faz numa crise.

Portanto, para diferenciar, tenho de me focar na situação. 

Por exemplo, ele quer comprar um carrinho e eu recuso. Ele não vai fazer um berreiro, nem bater ou algo do género. Mas vai andar rabugento, implicante, amuado, resmungão e muito pica miolos.

Aqui, se eu lhe der um ralhete, a coisa acalma, mesmo que momentaneamente, mas vai acalmando.

No caso da crise (que felizmente acontece pouco), ele fica um pouco descontrolado, nervoso, incomodado. E o que pode desencandear uma crise?

Normalmente situações de muito barulho, ou muita gente.

No entanto não são todas as situações de barulho ou multidão que o afetam.

Por exemplo nas festas de família, se forem avós, primos, tios, somos muitos e há muito barulho, mas ele está bem, apesar de ter momentos de mais nervosismo.

Se por outro lado, houver pessoas de fora, pessoas com dinâmicas diferentes, ele já se incomoda. Nestas situações fica muito agitado, impaciente, corre sem motivo, faz sons diferentes, bate muitas vezes com a mão na cabeça (estereotopias).

Também é comum ele ficar muito agitado com o choro de bebés, ou de crianças pequenas, no supermercado, por exemplo.

Numa birra, temos de ser firmes e manter o não. 

No caso de crise, costumo mudar-lhe o foco. Assim que vejo que está a acontecer algo que o pode agitar, tento que se concentre noutra coisa.

Nos dias de festas em família, rezo para que não chova, pois mantê-lo em casa com o barulho, o resultado vai ser desastroso. Se puder brincar na rua, ajuda bastante. 

O que não ajuda? Alguém achar que se ralhar ou gritar com ele, a situação vai melhorar. Nestas situações há que ser firme, tal como na birra, mas sem gritaria. Com calma e a falar com um tom baixo. Ter muita gente a opinar nestas situações (costuma acontecer nas tais festas familiares, principalmente a minha mãe e a minha irmã, cada uma à sua maneira... 😅) também não ajuda, até porque nestes casos eu também perco a paciência, o que só vai piorar toda a situação. 

São pequenos detalhes que fazem a diferença. 

Por exemplo, as duas educadoras do Gonçalo tinham formas muito diferentes de resolver ambas as situações. 

A primeira, confundia muito a birra com a crise, fazendo-lhe as vontades para evitar crises, que na verdade eram birras.

A segunda, distinguia bem, e tinha técnicas que o ajudavam a acalmar nas crises, que funcionavam muito bem, e não passavam por fazer-lhe as vontades. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de julho de 2024

CONVERSAS COM O MEU FILHO - 3

 - Pai, a mãe é o teu grande amor?

- É filho!

- Porquê? Porque ela está sempre ao teu lado em todos os momentos? 

- Sim.

Minutos depois:

- Mãe, sabes que tu és o grande amor do pai?

- Sei. E ele também é o meu grande amor!

- O quê? Mas que raio de conversa é essa?

🤣🤣🤣


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 21 de julho de 2024

TAREFAS DEPOIS DAS FÉRIAS

 Terminadas as férias fora (calma que ainda temos uns dias de descanso na santa terrinha), há que orientar algumas coisas.

As férias foram muito boas, descansámos muito, aproveitámos bem, o tempo ajudou muito, foram longos dias de praia, mas regressar a casa também sabe bem.

Prolongámos a estadia por mais 2 dias, mas no último dia à noite já só pensávamos no regresso.

Estar no nosso lar também é bom!

Mas há sempre tarefas a tratar, nomeadamente a roupa, que é mais que muita.

Aproveitei que o Gonçalo quis ficar com os avós, e fui tratar da roupa à lavandaria do costume.

Afinal eram lençóis de 2 camas, toalhas e toalhinhas de banho e de praia, panos de cozinha e roupa... muita roupa.

Lavar e secar isto tudo em casa seria muito demorado e trabalhoso, e eu não estou para isso, a vida é muito curta.

Fui lavar e secar lençóis, toalhas e toalhinhas e deixei só a roupa das pessoas para tratar em casa.

Como tinha um tempo de espera, fui ao continente comprar toalhitas de transferência de cores, pois não tinha em casa e sabem o que encontrei em promoção?

Uma beldade para lavar o chão! O Turbo Smart da Vileda.

https://www.continente.pt/produto/sistema-turbo-smart-esfregona-microfibras-e-balde-com-pedal-vileda-7099524.html

Estava com um bom desconto achei que não podia deixar passar a oportunidade. 

Agora vamos ver se vale a pena. Eu sempre tive as minhas reservas em relação a este produto. Sempre achei caro e tinha receio de ser algo que não durasse muito tempo, acabando por não valer o investimento. 

Mas sempre tive curiosidade e também já passei a fase de achar que é tudo igual. Sei bem que há produtos que valem cada cêntimo. 

Irei experimentar durante um tempo e depois dou-vos o meu feedback.

Por agora vou continuar a tratar da roupa para depois descansar um pouco no meu sofá, que já tenho saudades dele e ele minhas! 😊 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 13 de julho de 2024

LIMPEZA DA CASA DE FÉRIAS

 Há vários anos (décadas...) que vamos de férias sempre para o mesmo local, e nos últimos anos temos ficado sempre na mesma casa.

É uma casa particular, muito simples, mas que está sempre limpa quando chegamos. 

O dono da casa tem uma pessoa que trata da limpeza da casa sempre que sai ou entra alguém e isso facilita imenso a nossa vida.

De qualquer forma, comemos sempre em casa, tomamos banhos, portanto vamos sujando um pouco no dia-a-dia. E não vamos deixar de fazer uma pequena manutenção só porque estamos de férias. 

Não compro detergentes nem ando de pano em punho por tudo e por nada, então mantemos as coisas simples.

Vamos limpando à medida que vamos sujando.

Compro apenas detergente de loiça, e este serve para limpar tudo, com a ajuda de vinagre.

Resumindo, lava-se a loiça com o detergente, e limpa-se mesas, bancadas, fogão, etc, com um pouco de água, detergente e vinagre. 

O vinagre serve para temperos e, neste caso, para limpezas. Não compro um vinagre para limpeza e outro para temperos  porque não acho necessário. 

Estou de férias e quero simplificar. 

Na casa de banho, por norma limpamos com toalhitas, mas se por algum motivo for necessário uma limpeza maior, vai de água, detergente de loiça e vinagre. Simples mas eficaz.

No dia de regressarmos a casa, deixamos tudo em ordem, só varremos a casa e retiramos o lixo. Depois a senhora da limpeza só tem de se preocupar em limpar, pois fica tudo arrumado no devido lugar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de julho de 2024

ORGANIZAR ANTES DAS FÉRIAS

As nossas férias estão aí, mas antes do Dolce far niente há coisas a tratar e organizar em casa.

Gosto de ir de férias e deixar as coisas minimamente em ordem.

Pago as contas todas, porque de férias é provável que me esqueça, faço uma limpeza na casa, lavo e dobro roupa (nem sempre dá para passar), e vou com uma sensação de dever cumprido, mas melhor ainda é regressar e encontrar a casa bonitinha.

Estou numa fase que tenho sempre a sensação que a casa está um pouco caótica, mas acredito que esteja relacionado com o facto do Gonçalo estar mais tempo em casa e também com o facto de estar um pouco despreocupada com a organização, pois no próximo mês, temos mesmo de fazer uma limpeza e organização a fundo.

Entretanto, nos dias que antecedem a nossa saída de casa, gosto de mudar os lençóis das camas, para que no regresso as camas já estejam prontas para nos receberem.

Gosto de deixar a roupa toda lavada, embora nem sempre aconteça. Mas para não correr esse risco, hoje até lavei duas máquinas de roupa e fui secar ao Continente. Faciltou imenso. 

Trouxe tudo dobrado, e assim foi mais fácil arrumar o que não ía engomar, e mesmo o que era para engomar estava mais molinho do que se fosse seco ao ar livre. E assim não perdi tempo a estender, a apanhar...

Amanhã lavo mais umas coisas, e mesmo que fique roupa por engomar, certamente ficará, pelo menos está tudo lavado.

Aspirei a casa e lavei o chão, e lavei também a casa-de-banho. 

Gosto de limpar os ralos, normalmente faço-o na véspera da ida à noite. Coloco bicarbonato de sódio e vinagre, deixo agir uns minutos e coloco água a ferver. Isto ajuda a limpar, para não ficar mau cheiro, visto que a casa é antiga e é fácil qualquer coisa provocar um odor desagradável.

Também gosto de colocar lixivia na sanita, mesmo antes de sairmos de casa e se me lembrar também ponho um pouco nos ralos, mesmo que já estejam limpos.

A loiça fica toda lavadinha, lava-loiça limpo e desinfetado, fogão limpo, bancadas limpas e se possível tudo arrumado. Pode acontecer ficar alguma coisa no escorredor a secar, mas fica limpo.

Como acontece a casa ter um cheiro a velho, ou a mofo, não sei bem, também gosto de espalhar uns cheirinhos pela casa. Quando regressamos gosto de entrar e sentir um cheirinho agradável.

Claro que a casa precisa de ser arejada e quem nos vai ajudar nesse sentido é a minha sogra. Terá de vir arejar a casa de vez em quando para circular o ar, caso contrário notaremos um cheiro desagradável assim que entrarmos. 

Em termos de comida, gosto de gastar o máximo possível. Esta semana fiz uma compra muito pequena a nível alimentar, precisamente para gastarmos o que temos.

Produtos frescos têm mesmo de ser gastos, pois não aguentarão até ao nosso regresso. O que está congelado, aguenta bem, mas gostava de fazer uma limpeza grande no congelador. Portanto quanto menos houver, melhor.

A parte má desta opção, é ter de fazer compras logo no regresso. Mas prefiro assim. 

São pequenos cuidados que gosto sempre de ter e que nos ajudam a ter um regresso menos atribulado, já que depois temos muita roupa para tratar e compras para fazer, pelo menos a casa não estará caótica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 5 de julho de 2024

PHDA E PEA - ESCOLA 1.° CICLO

 Finalmente, finalmente mesmo, sairam os resultados das matrículas do Pré-escolar e do 1.°ciclo.

Eram para sair dia 1 de Julho, mas o portal das matrículas esteve sem funcionar o que provocou grandes atrasos. 

Como alguns agrupamentos conseguiram ter tudo a tempo, as ordens superiores foram "cada agrupamento que se desenrasque".

Não sei se aqui em Setúbal aconteceu em todos os agrupamentos, mas pelo menos no nosso, aconteceu e todos os dias andávamos a perguntar se havia novidades. 

Ontem, ao final do dia, os resultados foram afixados na sede do agrupamento, mas hoje, tanto na escola perto da minha casa, como na do Gonçalo, ainda não tinham afixado nada.

Também houve encarregados de educação que conseguiram ver onde os seus educandos ficaram, mesmo antes dos resultados saírem, através do portal das matrículas. 

Eu e uma amiga minha não tínhamos nenhuma informação no portal, mas foi-nos dito que foi outro erro do portal, porque não era suposto nenhum encarregado de educação ter acesso a essa informação através do portal.

Mas sabem como são estas coisas, às vezes nem quem está a trabalhar diretamente com o assunto foi devidamente informado. Parece que foi tudo atirado aos leões e "entendam-se como puderem".

Hoje tive a confirmação que o Gonçalo ficou na mesma escola, que era a nossa primeira opção. 

Também me foi dito que ele ainda "esteve" na escola ao pé de casa, a tal que coloquei como segunda opção e que me arrependi no dia seguinte, quando percebi que não era de todo o que queria.

Mas parece-me que a reunião com a EMAEI ajudou, pois expliquei as minhas preocupações e acredito que também acharam que fazia sentido mantê-lo lá.

Portanto essa preocupação já passou. 

Ele está contente e nós também!

Uma nova fase está próxima, muito próxima.

Mas agora vamos aproveitar as férias, o Gonçalo precisa de brincar, de estar com os avós, tias e primas, de dormir sestas, de brincar na terra, de correr, de dar mergulhos...

Eu preciso de relaxar, de ler (que saudades de ler um romance leve) e de dar uma caminhadas... E mergulhos também.

Temos 2 sessões de psicomotricidade este mês, para o mês que vem será só uma, portanto agora descansamos e em Agosto trabalhamos e começamos a preparar o próximo ano letivo.

Cada coisa a seu tempo! Uma preocupação de cada vez! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de julho de 2024

LOOM - AS MINHAS TOP 3

 Não sei se sabem, mas dia 28 de junho saiu o último álbum dos meus queridos Imagine Dragons.

Gosto de todas as músicas, mas consigo dizer qual a favorita e a menos favorita.

Digo-vos já que a menos favorita é "Nice to meet you". De facto é a que menos me entusiasma. Gosto, mas não me faz vibrar.

Por outro lado há outras que gosto muito.

Vamos lá ver, em terceiro lugar teeeemos: (tambores a rufar...)

- God's don't pray



Em segundo lugar, e já tinha partilhado um vídeo do jeitoso, ai desculpem, do Dan Raynolds a cantar no carro:

- Take me to the beach (é mesmo música de verão, mesmo gira)


E em primeiro lugar, a que eu mais gosto, emociona-me, acredito que tenha sido escrita, mais uma vez, para a mãe dos filhos (eu e muitos outros fãs). Mas independentemente disso é muuuuito bonita...

 Tcha na na na.... and the winner is:

- Don't forget me


Estas são as minhas 3 favoritas! Gostam? Contem-me coisas!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...